Olá Mentorizados! Última sexta-feira do ano e vamos de balanço… de vida, de perspectiva e de projetos.
2023 foi um ano atípico aqui no @omentorizando. Quem está aqui desde 2018 sabe que a proposta deste projeto é auxiliar o máximo de pessoas em vários lugares do Brasil. Levar uma inovação no processo de pensar o direito (pesquisa e prática jurídica).
Durante a pandemia, investimos tempo e dedicação. Crescemos e ajudamos muitas pessoas. Tudo isso devido ao grande alcance da internet. No pós pandemia conciliar trabalho presencial e on-line foi um dilema. Cansativo e desgastante.
Percebi que a mudança proposta do ensino jurídico aqui no @omentorizando não irá atingir a todos. Que isso seria uma utopia, apenas um sonho idealizado. Afinal, as pessoas querem o mais fácil e não a inovação.
Isso foi algo realmente perceptível com a inteligência artificial (especialmente o ChatGPT). “Geração digital: pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais” - essa frase nunca fez tanto sentido como em 2023.
No @omentorizando 2023 nasceu em uma perspectiva diferente. Mais qualidade e menos quantidade. Assim, diferentemente dos últimos anos o volume de conteúdo aqui foi bem menor.
Decidi dedicar esforços a quem realmente quer essa mudança e não tentar convencer pessoas que querem apenas parecer ser algo que não são.
2023 me mostrou que menos é mais!
Menos esforço, mais qualidade.
Menos perspectiva, mais superação.
Em 2023 o reconhecimento da pesquisa como meio de inovação da prática jurídica chegou. O @omentorizando mudou!
Essa mudança pode não aparecer, pode não ser perceptível para muitos. Mas os resultados foram fantásticos.
A qualidade do ensino chegou a quem queria:
01 - meus alunos (principalmente da disciplina de pesquisa e argumentação jurídica - que orgulho da TITIA);
02 - pessoal dos grupos de pesquisa (03 grupos em lugares distintos do Brasil - até atuação na Corte Interamericana tivemos);
03 - meus mentoristas (tive vários com resultados excelente na pesquisa e na prática jurídica) e, por fim,
04 - as consultorias (experiências maravilhosas de atuação da pesquisa jurídica em perspectiva transnacional - multinacional e ONG internacional).
Apesar de toso os percalços, 2023 me mostrou que não consigo mudar o mundo jurídico, mas quem quer mudança eu consigo contribuir. Aos poucos e sempre!
Obrigada @omentorizando!
Comments