top of page
Buscar

Desvendando as fontes de pesquisa: um guia das principais dúvidas no início da pesquisa

Foto do escritor: Michelle Lucas Cardoso BalbinoMichelle Lucas Cardoso Balbino

Olá Pessoal, dúvida recorrente é sobre as fontes de pesquisa.


Neste post vamos desvendar os seguintes pontos:

· Como encontrar uma fonte confiável?

· Quais as principais para a pesquisa jurídica?

· Quando posso utilizar notícias jornalísticas e de opinião na minha pesquisa?

· Fontes para a pesquisa de revisão: como definir?



📍 Como encontrar uma fonte confiável?


Muitos pesquisadores não se atêm à confiabilidade das fontes para a pesquisa científica. Utilizar fontes confiáveis é o primeiro passo para a uma pesquisa.


Seguem algumas dicas:

  1. Pesquise em bancos de dados confiáveis, seguem alguns exemplos: Repositórios Institucionais da Universidades; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica On-line); Periódicos Capes; Microsoft Academic Search e HighBeam; ArXiv; Lexml; Arca (criado pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz); Biblioteca Virtual em Saúde;

  2. Utilizem plataformas governamentais oficiais. Exemplo aqui está na coleta da julgados na pesquisa jurídica, SEMPRE utilize diretamente dos Tribunais e na coleta de normas – SEMPRE utilize sites oficiais do Planalto, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais.

  3. NUNCA utilize blogs ou textos que não possuem um respaldo científico na elaboração do texto. Ter um caminho metodológico bem definido faz com que o texto tenha importância cientifica.


📍 Quais as principais para a pesquisa jurídica?


As fontes do direito, já conhecida pelos juristas desde o primeiro período do curso também são as fontes para a realização da pesquisa jurídica.


Essas fontes estão listadas nos artigos 4º e 5º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942.), são elas: Lei, analogia, costumes, princípios gerais de direito e julgados. Observem que aqui estão listadas em uma hierárquica. Essa ordem deve ser priorizada no momento da coleta e também da análise dos resultados para a definição dos argumentos e tese jurídica.


Na pesquisa jurídica, além das fontes definidas no Decreto-Lei nº 4.657/42 também devemos verificar o arcabouço teórico no qual está inserido o tema, respeitando a hierarquia já definida nos artigos 4º e 5º apresentados acima, a última fase é comparar seus resultados encontrados com a doutrina.


Realizando essa análise de forma adequada você poderá apresentar seus apontamentos concordando ou não com a ideias dos autores da área.


Portanto, as fontes aplicadas à pesquisa jurídica são as seguintes (e apresentadas na hierarquia que devem ser analisadas).

  • Leis (aplicado a todas as normas nacionais, internacionais e transnacionais);

  • Analogia

  • Costumes

  • Princípios gerais de direito

  • Julgados (aplicando todos os tipos precedentes, jurisprudências e etc).

  • Doutrina


📍 Quando posso utilizar notícias jornalísticas e de opinião na minha pesquisa?


“Professora posso utilizar notícias jornalísticas na minha pesquisa?” A resposta é um sonoro SIM! Mas a forma de utilizar é que deve ser questionada aqui...



Utiliza-se notícias jornalísticas para demonstrar o problema no qual a pesquisa está inserida, ou seja, o impacto real da pesquisa no mundo fático.


Tome CUIDADO! Pesquisa científica não pode embasar seus resultados por notícias jornalísticas.

As notificas de jornais são baseadas em demonstrar fatos, porém possuem um embasamento opinativo e sem critérios objetivos/caminho metodológico bem definidos.


Portanto, prioriza a utilização dessas notícias apenas na apresentação do tema na sua introdução. Lá você deve demonstrar como a pesquisa está inserida no problema pesquisado.


📍 Fontes para a pesquisa de revisão: como definir?


A revisão é uma das formas de pesquisa que se mostra importante para a definição de bases para outras pesquisas.


Existem várias formas de pesquisa de revisão, como por exemplo: revisão de literatura; revisão estado da arte e revisão sistemática. Cada uma dessas pesquisa tem uma finalidade.


Escolher as fontes para essas pesquisas de revisão é essencial para que sua pesquisa realmente tenha impactos científicos.


Para isso seguem algumas dicas:

1. Escolha o banco de dados que irá utilizar, seguem alguns exemplos: Repositórios Institucionais da Universidades; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica On-line); Periódicos Capes; Microsoft Academic Search e HighBeam; ArXiv; Lexml; Arca (criado pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz); Biblioteca Virtual em Saúde;

2. Defina critérios para a coleta dos dados (vai depender do tipo de revisão escolhido). Esses critérios devem ser quanto:

a. Tempo: de qual tempo a qual tempo será a pesquisa (depende do tipo de revisão escolhido)

b. Descritores: quais as palavras-chaves nortearam a coleta;

c. Critérios de inclusão e exclusão dos textos: devem ser muito delimitados para evitar problemas na produção.


Para saber mais sobre pesquisa de revisão assista um AULÃO que fizemos e encontra-se no Youtube do Mentorizando.


📎 Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos... ❣️🤩

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page