đ OlĂĄ Pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre a docĂȘncia no ensino jurĂdico. Como em todas as carreiras jurĂdicas Ă docĂȘncia tambĂ©m possui seus pontos de maior desafio.
Cada dia mais o profissionalismo no trato com a docĂȘncia Ă© o ponto essencial para o professor do direito.
O professor vai além da sala de aula.
Ele possui desafios a todo o momento e atividades que vão além do repetir em sala de aula (sabe aquelas aulas expositivas maçantes, pois é, falo delas).
O novo professor do direito tem um desafio enorme ao estabelecer formas para que o acadĂȘmico deixa de ser um mero repetidor do direito. A repetição do que a lei aponta jĂĄ foi superada pelo direito. A internet contribuiu muito para isso, todos tem acesso a todas as informaçÔes em tempo real.
Como entĂŁo o docente de direito pode superar esses desafios? Como sempre digo aqui no Mentorizando o caminho Ă© a INOVAĂĂO!
A inovação no direito Ă© garantir que o acadĂȘmico seja capaz de solucionar problemas jurĂdicos. E para isso o processo argumentativo Ă© essencial. Aliado ao processo argumentativo a pesquisa se torna uma ferramenta para que o professor deixo a posição de detentor do conhecimento e passa a ser o condutor do conhecimento.
A PESQUISA deve ser vista com ferramenta a todo o momento na sala de aula. NĂŁo pode ser apenas observada no fim do curso para a elaboração de um Trabalho de ConclusĂŁo de Curso, muitas vezes sem embasamento cientĂfico-jurĂdico nenhum.
O bom professor deve ter a pesquisa como ferramenta, utilizando em todas as suas aulas. Ela Ă© uma forma de aplicação de metodologia ativa especĂfica para o direito.
Quer saber mais sobre como utilizar a pesquisa como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem no direito?
DĂȘ uma olhada no livro que foi organizado pela Professora Dra. Michelle, intitulado âA pesquisa como mĂ©todo de autonomização discente para um ensino jurĂdico de qualidadeâ publicado pela Editora Thoth.
Comments