📍 Olá Pessoal, muitas pessoas têm dúvidas do que é necessário para ser aprovado em concursos públicos para docente no ensino superior.
Isso depende de como cada Instituição define em seu edital como será o seu processo seletivo. Por exemplo: O Concurso constará de quatro tipos de avaliações, realizadas na seguinte ordem: I – Prova Escrita (fase eliminatória e classificatória); II – Prova Didática (fase eliminatória e classificatória); III – Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (fase eliminatória e classificatória); e IV – Prova de Títulos (fase classificatória).
Mas dentro da regra geral podemos observar os 05 (cinco) passos como padrão em vários editais.
➡️ Passo 01: Provas de conhecimento específicos: essas provas podem ser objetivas e/ou discursivas. Quando temos muitos candidatos alguns editais buscam definir provas objetivos e após provas discursivas. Neste ponto os avaliadores buscam destacar o grau de conhecimento do candidato acerca da matéria que pleiteia lecionar. Ler os textos indicados é o principal ponto para seguir neste caminho.
➡️ Passo 02: Prova didática. Nessa prova os avaliadores buscam avaliar a capacidade do docente em transmitir um conhecimento de forma didática. Não representa uma apresentação de trabalho, ou seja, não é apenas DESPEJAR informações. Ter a capacidade d
e falar de forma cadenciada, com informações e um diálogo amplo com os alunos é a principal ferramenta. Trazer na sua apresentação técnicas de ensino é uma ótima opção. Para te auxiliar neste sentido vale a leitura do nosso livro “A pesquisa como método de autonomização discente para um ensino jurídico de qualidade”. Link para aquisição: https://editorathoth.com.br/produto/a-pesquisa-como-metodo-de-autonomizacao-discente-para-um-ensino-juridico-de-qualidade/137
➡️ Passo 03: A elaboração de um bom Projeto de Atividades Acadêmicas/ Memorial/ Projeto de Atuação Profissional (podem ter outros, coloquei os principais):
* Projeto de Atividades Acadêmicas: envolve as atividades a serem desenvolvidas pelo candidato ao longo do seu exercício profissional, devem amparar ações de ENSINO; PESQUISA e EXTENSÃO;
* Memorial: deve trazer a descrição e análise das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo candidato, de forma discursiva e circunstanciada, incluindo sua produção científica, e outras atividades, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame – ou seja, conta a vida do candidato.
* Projeto de Atuação Profissional: deve estabelecer os pressupostos teóricos dessa atuação, as ações a serem realizadas e os resultados esperados, identificando seus possíveis desdobramentos e consequências. Vai além de uma apresentação somente das atividades acadêmicas, devem apresentar aspectos mais robustos do projeto de “vida” do candidato ao longo do exercício da profissão.
➡️ Passo 04: Entrevista e defesa do Projeto de Atividades Acadêmicas/ Memorial/ Projeto de Atuação Profissional: tem o objetivo de verificar o nível de conhecimento do candidato na área objeto do concurso; além da capacidade de inter-relacionamento de ideias e conceitos; raciocínio; forma de expressão e a adequação da exposição ao tempo previsto.
➡️ Passo 05: Avaliação de títulos. Essa etapa consiste na apreciação e valoração pela banca examinadora dos títulos apresentados pelo candidato no seu curriculum (preferencialmente na Plataforma Lattes), devendo todos os itens estarem com a documentação comprobatória correspondente, para fins de pontuação na Prova de Títulos.
Aproveite que temos vários editais abertos neste momento e não perca essa oportunidade.
📎 Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e se precisar de auxilio entre em contato pelo e-mail: michellebalbino@hotmail.com ❣️
Comments